Micro 01 levanta questões jurídicas em compras públicas e fortalecimento do comércio regional

segunda, 12 de maio de 2025

Economia

Micro 01 levanta questões jurídicas em compras públicas e fortalecimento do comércio regional.

Nesta segunda-feira (12), uma reunião técnica em Vera Cruz do Oeste, a reunião contou com a presença de presidentes e executivos das associações comerciais, vice-presidentes, diretores de comércio e indústria, além de autoridades municipais como prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, procuradores jurídicos e secretários municipais, estiveram presentes o Presidente da ACIAI Julhano Arenhardt, Vice-Presidente Verner Knob Hartmann e representando a Secretaria do Indústria e Comércio do Município de Itaipulândia o Diretor Vilmar Alves.
Micro 01 levanta questões jurídicas em compras públicas e fortalecimento do comércio regional. A Microrregional 01 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), reuniu representantes de 13 municípios da região sendo composta pelos municípios de Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Pedro do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste e teve como pauta principal os temas Compras Públicas e Credenciamento.
A programação do encontro foi enriquecida com a palestra do advogado e procurador público Dr. Rivelino Skura, profissional com mais de 25 anos de atuação na área jurídica voltada à administração pública. Com vasta experiência em assessoria a prefeituras, câmaras municipais, hospitais públicos e entidades do setor público e associativista, Skura abordou aspectos técnicos e legais relacionados aos processos de credenciamento e compras públicas, com ênfase na Nova Lei de Licitações, foi debatida a nova lei de licitações 14.133, através da qual vários municípios da região, vem aprimorando as compras públicas para melhor atender as necessidades dos municípios, com qualidade e agilidade, tanto para serviços ou produtos adquiridos pelo setor público.
Durante a apresentação, foram discutidos pontos fundamentais para a legalidade e eficiência nos processos administrativos, como prestação de contas, boas práticas de gestão e desafios enfrentados pelos municípios na implementação de modelos de credenciamento.
O conteúdo contribuiu para o aperfeiçoamento dos participantes e para a possibilidade de fortalecimento das boas práticas na gestão pública e institucional, com ênfase em maior participação das empresas da região em vendas aos órgãos públicos.

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos